COP30: rede criada por igrejas visa garantir hospedagem de baixo custo
A Rede de Hospitalidade com Propósito conecta moradores e interessados
Radioagência Nacional - Por Madson Euler
Publicado em 04/09/2025 13:23
Tecnologia
© Frame TV Brasil

Para tentar suprir a demanda por hospedagem dos milhares de visitantes que estarão em Belém, no Pará, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, várias soluções alternativas de estadia estão em andamento na capital paraense.

Uma delas, de baixo custo, começou esta semana: a Rede de Hospitalidade com Propósito. A plataforma digital, criada por igrejas católicas e evangélicas, está conectando moradores de Belém que desejam disponibilizar quartos, casas ou espaços religiosos para hospedagem durante a temporada da COP30.

Além de somar leitos ao total que a cidade precisa para receber os participantes da conferência, a ideia é abrir um canal para acolher aqueles que querem participar do evento, mas têm como principal entrave os preços superfaturados praticados por outros locais que oferecem estadia.

Na descrição do próprio site da rede, já é destacado que o propósito do projeto é “solidário” e que a prática de valores deve respeitar o “preço justo, hospedagem transparente, sem sobrepreço, ou gratuita quando possível.”

Acessando o site hospitalidadecomproposito.org, é possível conhecer as regras para se cadastrar como anfitrião ou encontrar hospedagem. A meta é cadastrar 3 mil leitos em até 45 dias. Desde o dia 1º de setembro, quando a plataforma passou a operar, já são cerca de 250 cadastros de anfitriões, que estão oferecendo em torno de 800 leitos em 25 bairros diferentes.

Para o visitante que pretende participar da COP30, é possível, inclusive, realizar filtros de busca que, além do preço, oferecem a possibilidade de encontrar hospedagens por localização, tipo e até a denominação cristã do anfitrião. O site também oferece bate-papo on-line e atendimento 24 horas por dia, durante toda a COP30.

A iniciativa da Rede Hospitalidade com Propósito tomou como exemplo a tradição de famílias da região metropolitana de Belém, que todos os anos se mobilizam para receber os milhares de turistas e devotos que participam do Círio de Nazaré.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários